VOCÊ CONHECE CHARLES EAMES? CONHEÇA OS PREMIADOS CONCEITOS DE MÓVEIS

Charles Eames foi um designer que se casou com Berenice Alexandra Kaiser quem mal sabia o quão trabalho autêntico e inovador os dois juntos iriam ter futuramente.

Charles era um designer estrutural a sua esposa Berenice se especializou em pintura, além disso a sua classe favorita era o expressionismo abstrato e a junção dos dois resultou nos moveis em que podemos ver praticamente em qualquer ambiente com decorações planejadas.

Todo o começo dessa jornada foi no século vinte onde tiveram que passar por guerras que pareciam intermináveis e por esse motivo o casal foi um dos primeiros designers a perceberem que o mercado deveria sofrer algumas alterações para adaptar ao bolso dos compradores, porém sem perder a qualidade e a beleza dos produtos.

Charles e Ray Eames estudaram várias maneiras de produzir suas peças com um bom designer, qualidade e funcionalidade que pudesse ser fabricado com baixo custo.

Como mostrou as suas primeiras peças lançadas em 1945, o objetivo deles era que os moveis fossem divertidos, criativos e inovadores.

Dessa forma o casal foi conquistando seu espaço pois no mercado da época o estilo minimalista era surpreendente.

A matéria prima utilizada nos moveis era a madeira compensada e ela foi testada na fabricação de talas para os soldados que foram lutar na II Guerra Mundial, com o passar do tempo eles foram testando outros materiais de fabricação como a resina plástica, malha de metal e a fibra de vidro. Em 1948 a Plastic Series convidou Charles e Ray Eames a fazer moveis com o plástico e logo depois o sucesso desses moveis eram explícitos.

Charles foi o primeiro designer a ter uma coleção em exposição no MoMa (Museu de Arte Moderna) de Nova York; em 1946.

Charles e Ray Eames juntos foi um espetáculo de forma que eles tiveram a honra de serem os ganhadores do Organic Design in Home Furnishings e a revista times os colocou como melhores designers do século vinte além de ganharem juntos o concurso Competition for Low-Cost Furniture depois de lançarem a ideia de uma cadeira fabricada com fibra de vidro. 

Hoje em dia podemos ver o resultado do trabalho árduo de Charles e Ray Eames nas feiras e lojas de designer de interiores é até em ambientes totalmente planejados, afinal de contas o trabalho delicado e inovador dos dois é o sonho de consumo de qualquer amantes de moveis bem planejados.